-

13 de agosto de 2011

Nota de Esclarecimento da Polícia Federal

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal reagiu com veemência às declarações de várias autoridades e políticos, entre eles o ex-presidente Lula, condenando a atuação da PF na prisão de quase 40 integrantes do Ministério do Turismo. Ao invés de condenarem o 'assalto' aos cofres públicos, a preocupação dos reclamantes está focada na imagem dos agemtes públicos que enriquecem às custas dos impostos pagos pelos cidadãos. É o seguinte o teor da Nota ao Público expedida pela ANDPF:  

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal vem a público esclarecer que, após ser preso, qualquer criminoso tem como primeira providência tentar desqualificar o trabalho policial.

Quando ele não pode fazê-lo pessoalmente, seus amigos ou padrinhos assumem a tarefa em seu lugar.

A entidade lamenta que no Brasil, a corrupção tenha atingido níveis inimagináveis; altos executivos do governo, quando não são presos por ordem judicial, são demitidos por envolvimento em falcatruas.

Milhões de reais - dinheiro pertencente ao povo - são desviados diariamente por aproveitadores travestidos de autoridades. E quando esses indivíduos são presos, por ordem judicial, os padrinhos vêm a publico e se dizem “ estarrecidos com a violência da operação da Polícia Federal”. Isto é apenas o início de uma estratégia usada por essas pessoas com o objetivo de desqualificar a correta atuação da polícia. Quando se prende um político ou alguém por ele protegido, é como mexer num vespeiro.
 

A providência logo adotada visa desviar o foco das investigações e investir contra o trabalho policial. Em tempos recentes, esse método deu tão certo que todo um trabalho investigatório foi anulado. Agora, a tática volta ao cenário.
 

Há de chegar o dia em que a história será contada em seus precisos tempos.
 

De repente, o uso de algemas em criminosos passa a ser um delito muito maior que o desvio de milhões de reais dos cofres públicos.
 

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal colocará todo o seu empenho para esclarecer o povo brasileiro o que realmente se pretende com tais acusações ao trabalho policial e o que está por trás de toda essa tentativa de desqualificação da atuação da Polícia Federal.
 

A decisão sobre se um preso deve ser conduzido algemado ou não é tomada pelo policial que o prende e não por quem desfruta do conforto e das mordomias dos gabinetes climatizados de Brasília.
 

É uma pena que aqueles que se dizem “estarrecidos” com a “violência pelo uso de algemas” não tenham o mesmo sentimento diante dos escândalos que acontecem diariamente no país, que fazem evaporar bilhões de reais dos cofres da nação, deixando milhares de pessoas na miséria, inclusive condenando-as a morte.
 

No Ministério dos Transportes, toda a cúpula foi afastada. Logo em seguida, estourou o escândalo na Conab e no próprio Ministério da Agricultura. Em decorrência das investigações no Ministério do Turismo, a Justiça Federal determinou a prisão de 38 pessoas de uma só tacada.
 

Mas a preocupação oficial é com o uso de algemas. Em todos os países do mundo, a doutrina policial ensina que todo preso deve ser conduzido algemado, porque a algema é um instrumento de proteção ao preso e ao policial que o prende.
 

Quanto às provas da culpabilidade dos envolvidos, cabe esclarecer que serão apresentadas no momento oportuno  ao Juiz encarregado do feito, e somente a ele e a mais ninguém. Não cabe à Polícia exibir provas pela imprensa.
 

A ADPF aproveita para reproduzir o que disse o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos: “a Polícia Federal é republicana e não pertence ao governo nem a partidos políticos”.


Brasília, 12 de agosto de 2011

Bolivar Steinmetz
 Vice-presidente, no exercício da presidência

Em contrapartida, a mesma ANDPF, juntamente com outras entidades ligadas à Polícia Federal, também fez sua ameaça, como pode se ver na notícia divulgada logo após as reações contra as algemas:

A Polícia Federal pode cruzar os braços. As entidades classistas dos delegados e peritos da Polícia Federa – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol) e Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) – "consideram promover paralisações neste mês agosto para cobrar melhorias na Polícia Federal", informa nota das entidades. Desde outubro de 2009, as duas categorias negociam com o Governo Federal sem sucesso. Assembleias estão sendo convocadas para decidir o que fazer diante da posição da União. Além disso, as críticas do governo à Operação Voucher, conduzida pela PF nesta quarta-feira (10) em Brasília, repercutiram negativamente entre essas duas carreiras. "A Polícia Federal já está sofrendo com a agenda econômica do governo, não pode ser pautada também pela sua agenda política", comenta o presidente ADPF, Bolivar Steinmetz.

Isso não seria também uma forma de chantagem?

3 comentários:

  1. Tenho certeza que a maioria da população concorda com tudo o que foi dito na nota de esclarecimento. Mas não importa, pois vivemos em uma democracia em que uma minoria manda e todos nós obedecemos.

    ResponderExcluir
  2. Este governo ta colhendo o que plantou... corrupção e mentiras...

    ResponderExcluir
  3. Chantagem?? Querer receber dignamente por um trabalho feito tbem dignamente não é chantagem...é valorizar o trabalho honesto de cidadãos brasileiros. Enquanto se rouba os cofres públicos com gente que não trabalha mas usa a máquina do governo para roubalheira,não sobra dinheiro pra pagar de forma justa aqueles que realmente trabalham pela sociedade.

    ResponderExcluir

Não saia do Blog sem deixar seu comentário