-

15 de julho de 2010

Procuradora investiga se Lula cometeu abuso de poder

Pode não significar absolutamente nada, mas pode ser que alguma coisa venha a acontecer e finalmente a indisciplina que vem sendo cometida por Lula no afã de conseguir fazer a sua sucessora, quando ele vem para muitos debochando da legislação eleitoral e, consequentemente, do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que vem se limitando a aplicar-lhe pequenas multas, e que, apesar de já atingirem um total de seis, vêm sendo constantemente ironizadas por Lula, bem como tem até "movimentos sociais" se cotizando para pagá-las. Em matéria publicada no site de notícias G1, a Procuradoria Geral Eleitoral parece está chegando ao seu limite de tolerância:

Na terça, em discurso, presidente atribuiu a Dilma 'sucesso' do trem-bala. Sandra Cureau disse que 'em tese' isso seria uso da administração pública. A vice-procuradora-geral-eleitoral, Sandra Cureau, disse nesta quinta (15) que abriu um processo de investigação para analisar as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dadas na última terça (13), durante lançamento do edital do projeto do trem-bala entre Rio e São Paulo. Na ocasião, durante discurso, Lula atribuiu à candidata do PT à Presidência, a ex-ministra Dilma Rousseff (PT), o "sucesso" do projeto.“A verdade é o seguinte, não posso deixar de dizer aqui de que nós devemos o sucesso disso tudo que estamos comemorando aqui a uma mulher. Na verdade, não poderia falar o nome dela por conta da campanha eleitoral, mas a história a gente não pode esconder por conta de eleição. A verdade é que a companheira Dilma Rousseff assumiu a responsabilidade de fazer esse TAV [Trem de Alta Velocidade]”, afirmou Lula.

Questionada por jornalistas na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sandra Cureau afirmou que tomou conhecimento das declarações pelos jornais e que irá "verificar as mídias" antes de decidir se vai propor uma ação por abuso de poder político.A procuradora disse que vai solicitar as gravações do discurso de Lula à NBR, emissora de TV do governo federal. "Em tese isso seria uso da administração pública em prol de uma campanha, mas eu preciso verificar as mídias para ter certeza", disse Sandra Cureau. “Isso poderia gerar uma ação de investigação eleitoral que poderia até chegar à cassação do registro da candidata beneficiada”, declarou.

Segundo a vice-procuradora eleitoral, caso seja configurado o uso da administração pública em benefício da candidata, o presidente Lula também poderia ter incorrido em abuso de poder econômico, já que o evento foi realizado “às custas do erário público”. Questionada sobre a postura do presidente Lula em relação às leis eleitorais brasileiras, Sandra Cureau explicou que as penalidades anteriores foram por propaganda antecipada. No caso de abuso de poder político, trata-se de uma falta mais grave, disse ela.“Agora é caso de uso da máquina pública, agora é uma situação mais grave que a anterior. Eu não me arriscaria em dizer que ele [Lula] está ‘peitando' a Justiça. Na verdade, ele não consegue deixar de dizer, ele acaba falando, não é? Mas eu não me arriscaria a interpretar o que vai no âmago dele, porque ele faz isso. Mas ele não consegue deixar de falar”, afirmou a vice-procuradora-geral eleitoral.

O presidente Lula já foi multado seis vezes por antecipar campanha em favor de Dilma Rousseff. No total, as penalidades somam R$ 42,5 mil. Segundo Sandra Cureau, essas condenações anteriores podem pesar num eventual julgamento sobre abuso de poder político por parte do presidente.“O conjunto da obra está muito ruim. Eu ficaria preocupada”, disse a vice-procuradora ao citar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já até cassou governadores por usar a administração pública em benefício de candidato.

Um comentário:

  1. Estou distribuindo uma planilha EXCEL com 155 nomes de políticos, com acusações ou crimes a que respondem, por partido, estado, etc.! Já repassei para toda a minha lista de e-mail, e ando com algumas cópias, do meu estado (RJ), que entrego para as pessoas que não têm acesso a internet. Se estiver interessado (a), entre em contato! Pior do que querer fazer e não poder é poder fazer e não querer! Grande abraço! Precisamos mostrar aos tolos, em quem não votar! SE CADA UM DE NÓS ENVIAR ESSA LISTA PARA 10 AMIGOS E TODOS TIVERMOS CONSCIENCIA, EM 6 RODADAS TEREMOS DIVULGADO A 1.000.000 (HUM MILHÃO) DE BRASILEIROS. Por favor, gente vamos espalhar esta relação para o maior número de pessoas que pudermos. Estou fazendo a minha parte... Somos 45 Milhões de Internautas, 15 Milhões em Banda Larga!

    ResponderExcluir

Não saia do Blog sem deixar seu comentário