-

9 de julho de 2010

Stédile prevê tensão maior no campo com Serra eleito



João Pedro Stédile, fundador e ideólogo do MST, afirmou que o futuro do MST depende do resultado das eleições. A declaração foi feita à repórter Natuza Nery, da agência Reuters. Stédile previu que, se Dilma Rousseff for eleita vai haver um aumento do número de invasões de terras. Já se José Serra for o vitorioso, “o pior dos mundos”, ele acha que a violência no campo vai aumentar.

Em seu blog, Josias de Souza comenta a mesma matéria:

Ao esmiuçar seu raciocínio, Stédile comparou Serra a um patrão opressor. E Dilma a uma companheira dos sem terra. "Um operário, diante de um patrão reacionário, não se mobiliza”, disse o mandachuva do MST. “Com Dilma, nossa base social perceberá que vale a pena se mobilizar, que poderemos avançar, fazendo mais ocupações e mais greves". E acrescentou: "Se o Serra ganhar, será a hegemonia total do agronegócio. Será o pior dos mundos...” “...Haverá mais repressão e, por isso, tensão maior no campo...A vitória dele é a derrota dos movimentos sociais".

Stédile faz ressalvas à gestão petista: "Lula não fez reforma agrária, mas uma política de assentamento. Metade dos números do governo é propaganda". A despeito disso, o MST prefere apoiar Dilma a associar-se a candidaturas como a de Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), mais comprometido com a causa agrária.

Ao explicar a opção, Stédile recorre a uma metáfora futebolística:"É como se você percebesse que seu time pode cair pra segunda divisão e faz o que for possível para vencer o campeonato". Para o MST, a permanência na “primeira divisão” é vital. O grosso do sustento do movimento é extraído das arcas da Viúva.

No gogó, Dilma diz ser contra a invasão de terras. Mas não parece disposta a interromper o duto que liga o MST ao Tesouro. Serra tende a mimetizar FHC que, na metade do segundo mandato, tratou o MST a pão e água.

Um comentário:

  1. Caro Airton, nao sei o que acontece que esse bandido esta fora da cadeia e ainda dando declaracoes como essa.Voce percebe que o maldito nem tem preferencias politicas, so vai votar em Dilma, por conveniencia. A esse cretino nao deveria ser dado nunca a palavra pois elas sao a disseminacao do mal e da podridao. Esse maldito terrorista deveria estar mofando na cadeia desde que mandou destruir a Aracruz, em Guaíba. Laboratórios foram destruídos e pesquisas de até 20 anos, sobre cruzamentos genéticos e seleção de espécies, foram perdidas, la no RS. Se eu fosse voce cretino, sairia do pais antes de Outubro pois Serra assumira com sua equipe de transicao no dia seguinte ao da eleicao e nos que estamos arduamente trabalhando pelo resgate da Democracia verdadeira exigiremos que ele coloque todos os bandidos na cadeia e voce e o primeiro deles, canalha! Desculpe o desabafo Airton

    ResponderExcluir

Não saia do Blog sem deixar seu comentário