-

26 de julho de 2010

Quem ganha com o 'Criança Esperança'?


Sempre que a TV Globo começa a divulgar sua campanha para arrecadação de recursos (leia-se "dinheiro") para o projeto 'Criança Esperança', muita gente questiona se o total arrecadado é mesmo encaminhando à Unicef (órgão da ONU que cuida de assuntos referentes a criança). Há muita gente que divida da honestidade da emissora e ainda achando que o dinheiro serve para enriquecer alguns. Há até quem diga que o maior beneficiário seria Renato Aragão, o simpático Didi, não estaria tantos anos à frente da programação especial da Globo para lançamento do projeto anual de arrecadação de milhões de reais que seriam aplicados em programa especiais destinados a crianças carente;

A TV Globo sempre demonstra que milhares de crianças realmente são beneficiados pelo projeto Criança Esperança através de uma infinidade de inserções de 'comerciais' em que pode-se observar crianças e adultos testemunhando que hoje têm suas vidas modificadas por meio da contribuição daqueles que acreditam na campanha. Mas aí segue um desses e-mails que surgem na época da campanha da emissora. Nele, vê-se que o dinheiro é mesmo enviado para a Unicef, mas que a TV Globo é grandemente beneficiada com desconto no Imposto de Renda, como nele se explica. Eis o teor do e-mail:

REDE GLOBO TREME - VIVA A INTERNET! repassando ....fique esperto.....

Circula na Internet um e-mail cuja mensagem vem causando arrepios à Rede Globo: Criança Esperança: Você está pagando imposto da Rede Globo! Quando a Rede Globo diz que a campanha Criança Esperança não gera lucro é mentira. Porque no mês de Abril do ano seguinte, ela (TV Globo) entrega o seu imposto de renda com o seguinte desconto:doação feita à Unicef no valor de... aqui vem o valor arrecadado no Criança Esperança. Ou seja, a Rede Globo já desconta pelo menos 20 e tantos milhões do imposto de renda graças à ingenuidade dos doadores! Agora se você vai colocar no seu imposto de renda que doou 7, 15, 30 ou mais pro Criança Esperança, não pode, sabe por quê? Porque Criança Esperança é uma marca somente e não uma entidade beneficente. Já a doação feita com o seu dinheiro para o Unicef é aceito. E não há crime nenhum. Aí, você doou à Rede Globo um dinheiro que realmente foi entregue à Unicef, porém, por que descontar na Receita Federal como doação da Rede Globo e não na sua? Do jeito que somos tungados pelos impostos, bem que tal prática contábil tributária poderia se chamar de agora em diante de Leão Esperança.

Lição: Se a Rede Globo tem o poder de fazer chegar a mensagem dela a tantos milhões de televisores, também nós temos o poder de fazer chegar a nossa mensagem a milhões de computadores!

EXERÇAMOS ESTE PODER-DEVER, ENVIANDO ESTE TEXTO À LISTA DE AMIGOS

A questão fica a critério de cada um, mas em nossa opinião o texto demonstra alguma lógica que serve de motivo para se refletir antes de contribuir.

2 comentários:

  1. Essa conversa aparece todos os anos… O pessoal não cansa de enviar sempre esse mesmo email babaca.
    É só pensar 1 minuto: a UNICEF toparia juntar seu nome a uma baixaria dessas? Se fosse verdade isso já não teria vindo a público e sido desmascaradoo com o tanto de gente que odeia a globo?
    Quem não quiser doar que não doe, este é um país livre, mas pelo amor de Deus, inventem pelo menos um email novo!
    Airton Leitão dono do blog: não caia nessa conversa petista e esquerdista que todos os anos se repete. Essa gente não tem criatividade.

    ResponderExcluir
  2. 1-"Essa conversa aparece todos os anos..."
    Todos os anos onde e para quem? Esse tipo de divulgação é viral e como tal apesar de ter poder de rapidez e abrangência não funciona como o censo uma unica visita em todas os lares.
    2-"A UNICEF toparia juntar seu nome a uma baixaria dessas?..."
    A UNICEF não tem nada haver com isto ela recebe doações independente do doador. As doações podem ser feitas nas contas por qualquer um e não precisa declarar de onde veio o dinheiro porque a UNICEF não é o imposto de renda! E se questionada sobre ser usada pela globo para este fim pode simplesmente alegar que desconhece o assunto ou ainda que precisa da doação e fim de papo.
    3- "Se fosse verdade isso já não teria vindo a público e sido desmascaradoo com o tanto de gente que odeia a globo?..."
    O que está acontecendo via internet não é vir a público? Ou será que vir a público tem que ser via TV aberta? Porque se voce pensa assim raciocine comigo: Quem, tendo seu telhado de vidro, vai querer jogar pedra no telhado dos outros? Em casa de enforcado não se fala de de forca caro amigo...Nenhuma emissora de TV vai divulgar isto, ainda que seja verdade, para além de perder a possibilidade de fazer igual começar um duelo de onde com toda a certeza vai sair tambem com a imagem no mínimo arranhada.
    4- "Airton Leitão dono do blog: não caia nessa conversa petista e esquerdista que todos os anos se repete."
    Isto é demonstração da sua tentativa de se beneficiar da "conversa" para fazer propaganda política ou expressar seu desprazer com o partido ou isto foi apenas falta de vocabulário / criatividade mesmo?
    Pra refletir: Em nada crer é parte da sabedoria humana; De nada duvidar a outra parte...

    Bjos, boa reflexão, bom fim de semana
    Vamos ao cinema e ao teatro!
    Helma Lima

    ResponderExcluir

Não saia do Blog sem deixar seu comentário