-

23 de julho de 2018

Propaganda na TV provoca acordos esdrúxulos

Estamos assistindo a formação de coligações pelos candidatos à Presidência da República que não têm nada a ver com a ideologia de seus partidos. O objetivo principal é a obtenção de alguns segundos a mais na propaganda na TV. Isto caracteriza uma fraude, porque não há nenhum interesse em divulgar o programa de governo que deveria caracterizar a linha ideológica da legenda. A legislação sobre a propaganda eleitoral deveria ser modificada. Nos países mais adiantados que o nosso o tempo de exposição na TV é igual para todos os candidatos, o que evitaria estas montagens e a vergonhosa compra e venda de segundos. Está passando a hora de a Justiça Eleitoral modificar esta regra. Já não dá para se aceitar que as despesas de campanha sejam feitas com dinheiro público. Se a pessoas quer se eleger para algum cargo eletivo, que gaste o seu dinheiro. Não tem justificativa o argumento de que isto seria vantajoso para quem tem mais recursos financeiros, muitas vezes obtidos através de desvio de dinheiro público. Bastaria que houvesse limites rigorosamente fiscalizados e que a origem do dinheiro fosse observada de modo que em caso de comprovação de se tratar de dinheiro sujo a candidatura seja cassada e o candidato devidamente processado. É só haver vontade política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do Blog sem deixar seu comentário