-

29 de fevereiro de 2016

Instituto Datafolha mostra que Lula e Dilma estão mal

A qualquer momento os petistas vão dizer que as pesquisas do Instituto Datafolha são feitas pela oposição e que os resultados são divulgados com o objetivo de influenciar o eleitorado, numa espécie de golpe contra a democracia. Há poucos dias o instituto divulgou que cerca de 60% de pessoas entrevistadas declararam que não votariam no ex-presidente Lula em 2018 para sua volta ao Palácio do Planalto. Não foi sem motivo que ele disse na festa do 36° aniversário do PT que daqui a dois anos estará com 70 anos, mas com disposição de um rapaz de 30. Fez uma defesa prévia sobre seu prestígio no momento, que anda em grande baixa por vários motivos. 

Mesmo com o aumento das denúncias, nas últimas semanas, contra o ex-presidente, uma pesquisa do Datafolha divulgada hoje não mostrou significativo crescimento da rejeição do eleitorado de Lula, pois 49% afirmaram não votar em Lula de jeito nenhum. Em novembro o percentual era de 47% e, em dezembro, de 48%. O senador Aécio Neves aparece em segundo em rejeição, com 23%. Por outro lado, a oposição não registra ganhos com a rejeição a Lula. Se a eleição à Presidência fosse hoje, Aécio chegaria em primeiro lugar e iria para o segundo turno contra Lula.

Com essa notícia, Lula pode ter recebido uma injeção de ânimo, mas fica ainda mais claro o afastamento da presidente Dilma do PT, partido que a colocou à frente do Governo, onde adotou as ideias e planos do partido. O mesmo instituto revelou que 64% dos entrevistados avaliam o governo dela como ruim e péssimo e 25% consideram o governo regular. E Dilma até que "melhorou" seus índices de rejeição, que já foram 71% em agosto do ano passado e de 65% em dezembro. Na opinião de Lula e a direção do PT, o ideal é se descolar da presidente, mesmo com o povo sabendo que ela é o "poste" que Lula indicou como sua sucessora ideal. 

Para deixar a presidente com mais cara de "patinho feio", a mesma pesquisa divulgada hoje mostra 60% respondendo sim quando indagados se achavam que a Câmara dos Deputados deve acatar o pedido de impeachment de Dilma. Numa outra pergunta, 58% opinaram que ela deveria renunciar. E para finalizar e piorar a situação, 80% acham que a situação econômica do Brasil piorou nos últimos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do Blog sem deixar seu comentário