Os filhos "diplomatas" de Lula |
Agora surge a notícia divulgada pelo site da Folha de São Paulo informando que o Itamaraty concedeu passaporte diplomático a dois filhos do ex-presidente Lula, quando faltavam dois dias para o fim de seu mandato. O passaporte diplomático é concedido a presidentes, vices, ministros de Estado, parlamentares, chefes de missões diplomáticas, ministros dos tribunais superiores e ex-presidentes. Dependentes de autoridades podem receber o documento até os 21 anos (24, no caso de estudantes, ou em qualquer idade se forem portadores de deficiência). Luís Cláudio Lula da Silva, 25, e Marcos Cláudio Lula da Silva, 39, não sofrem de deficiência. Ao contrário, os filhos do ex-presidente gozam de perfeita saúde e obtiveram o documento em 29 de dezembro de 2010, penúltimo dia útil da era Lula. O Itamaraty justificou a concessão informando que ambos já tinham o passaporte especial e tratava-se de uma renovação;
O mais estranho é que o Itamaraty justifica a concessão dos passaportes alegando que a mesma foi feita "em caráter excepcional" e "em função de interesse do país", mas não apresenta justificativa para a concessão.O site da 'Folha' informa ainda que a validade do passaporte diplomático concedido aos dois filhos de Lula é de quatro anos, a contar da data de emissão. Assim, durante todo o governo de Dilma Rousseff, Luís Cláudio e Marcos Cláudio terão acesso à fila de entrada separada e com tratamento menos rígido nos países com os quais o Brasil tem relação diplomática. A notícia diz também que integrantes do corpo diplomático ouvidos pela reportagem da 'Folha', na condição de anonimato, afirmam que a decisão provocou mal-estar dentro do Itamaraty, já que o ex-chanceler Celso Amorim recorreu ao § 3º do Decreto nº 5.978/2006, que regula a concessão do tal passaporte, no qual o ministro tem o poder de autorizar a concessão do documento "em função de interesse do país". A 'Folha' apurou que Lula pediu o benefício pouco antes do fim do mandato.
É bom lembrar que em alguns países que exigem visto, o passaporte diplomático o torna dispensável. O documento é tirado sem nenhum custo para a "autoridade". E tem mais: um passaporte normal custa em torno de R$ 190 para ser emitido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não saia do Blog sem deixar seu comentário