-

8 de fevereiro de 2011

Filho de Lula não devolve passaporte diplomático

O filho mais velho do ex-presidente Lula, Marcos Cláudio, ainda não devolveu o passaporte diplomático que ganhou do Itamaraty no dia 29 de dezembro do ano passado, a dois dias do fim do mandato de seu pai. Ele havia prometido, há cerca de um mês, por meio do Twitter, fazer a devolução do passaporte. O Itamaraty informou que até ontem não foi devolvido nenhum passaporte concedido a familiares do ex-presidente. Marcos, de 39 anos, e seu irmão Luís Cláudio, de 25, receberam o passaporte em caráter excepcional. O Itamaraty deferiu pedido que foi feito pelo então presidente Lula, com a justificativa de ser "interesse do país". Outros três filhos e três netos de Lula também receberam o benefício;

O Decreto nº 5.978, de 4 de dezembro de 2006, publicado no Diário Oficial da União em 05/12/2006, regulamenta a emissão de passaportes diplomáticos e prevê o seguinte, em seu Art. 6º:

§ 1º A concessão de passaporte diplomático ao cônjuge, companheiro ou companheira e aos dependentes das pessoas indicadas neste artigo será regulada pelo Ministério das Relações Exteriores.
-----------------------------------------------------------------------------------------
§ 3º Mediante autorização do Ministro de Estado das Relações Exteriores, conceder-se-á passaporte diplomático às pessoas que, embora não relacionadas nos incisos deste artigo, devam portá-lo em função do interesse do País.

A norma baixada pelo Itamaraty com base no mesmo decreto cita os dependentes de autoridades, mas os filhos do ex-presidente Lula não se enquadravam nesta categoria por serem maiores de 24 anos. Netos não têm direito e os outros filhos também são maiores de 21 anos. Como foi a 'Folha de São Paulo' que divulgou a irregularidade, Marcos Cláudio fez a seguinte declaração no seu Twitter no perfil do caderno 'Poder', da 'Folha' no microblog: "A @Folha_Poder  é um lixo, os seguidores da doutrina de acabar com o Brasil são piores ainda. Só pessoas com baixa inteligência crêem no PIG" que é a sigla para 'Partido da Imprensa Golpista", termo usado por blogueiros seguidores de Lula e do PT para atacar a imprensa;

Alguém precisa lembrar ao distinto "diplomata" Marcos Cláudio que golpista também é aquele que se aproveita daquilo que não lhe é de direito. Tanto faz tomar o Poder de algum país como até se apoderar de um passaporte diplomático ao qual não se tem direito. E esse é o caso do filho de Lula, a não ser que alguém também justifique quais são os “interesses do país” para que ele e os demais continuem de posse dos passaportes diplomáticos.

2 comentários:

  1. NÃO VÃO DEVOLVER O PASSAPORTE DIPLOMÁTICO, POIS É O ÚNICO MEIO QUE TÊM PARA IR LA FORA VERIFICAR SUAS FORTUNAS SEM SEREM NOTADOS. ETA POVO BESTA O NOSSO. FORA SARNEY.

    ResponderExcluir
  2. VOCES NÃO PERCEBERAM QUE O PASSAPORTE É PARA IR LA FORA CUIDAR DA GRANA ROUBADA SEM SER PERCEBIDO. NÃO VAI DEVOLVER NUNCA. FORA SARNEY!

    ResponderExcluir

Não saia do Blog sem deixar seu comentário