-

12 de fevereiro de 2010

Lula defendendo Arruda?

A notícia está hoje no site de O Globo:

Lula lamenta que escândalo do mensalão no DF tenha levado à prisão de Arruda


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva leu na internet a notícia sobre a decretação da prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), ficou abatido e lamentou que o escândalo do mensalão do DEM em Brasília tenha chegado a esse ponto.


Já o jornalista Ricardo Noblat comenta em seu Blog:

Lula está errado


Não. Ao contrário do que acha Lula, não é ruim para a política brasileira que vá preso um governador apontado pela Polícia Federal como chefe de "uma organização criminosa".

É bom. Muito bom. Porque mostra, nem que seja pela primeira vez, que mesmo um governador está sujeito à lei. E que a impunidade, regra em vigor até hoje, sofreu um abalo.

É espantosa a mania cultivada por Lula de passar a mão na cabeça de bandidos. Ou melhor: de supostos bandidos.

A corrupção pode não ter crescido no período Lula. Mas banalizou-se.

Essa será a herança maldita que ele legará ao seu sucessor.


Vê-se por aí que desde 2005, por ocasião do Mensalão do PT, Lula tem se especializado em dar declarações estapafúrdias, além de defender aliados que sejam denunciados ou flagrados "com a mão da botija". Em 2005, depois de declarar que daria um cheque em branco para o ex-deputado Roberto Jefferson, ainda declarou que o Mensalão era "algo que sempre se fez no Brasil" e intitulou o uso de Caixa 2 como "recursos não contabilizados". Depois disso, fez tantas outras que culminam com a declaração de o senador José Sarney (PMDB-AP) é uma pessoa "diferente";


Não há como defender Arruda. Os flagrantes na TV não deixam nenhuma dúvida, como também os mostrados por ocasião do Mensalão do PT. Estranha-se, apenas tanta mobilização em Brasília, exatamente contra um governador que era do DEM, partido aliado ao PSDB na Oposição do Governo onde está o candidato que pé o maior rival da candidata de Lula à sua sucessão. Em 2005 as "organizações sociais" não se manifestaram. O que se espera é que, realmente, a prisão de Arruda seja o início de uma nova era, que certamente poderá nortear a decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF) no processo onde estão indiciados por formação de Quadrilha Zé Dirceu e outros 39 responsáveis pelo Mensalão do PT;


Ressalve-se que uma decisão do STF contra gente ligada ao Governo de Lula é algo para não se esperar muito, pois ali estão 7 indicados por Lula, num total de 11 integrantes. É esperar para ver. Mas é bom Lula parar de falar bobagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não saia do Blog sem deixar seu comentário